NxBlock para Chromebook

NxBlock é o agente remoto para filtragem no Chromebook. Ele também pode ser usado como um agente SSO em uma rede local.

Nota

NxBlock se tornou um software open source desde a versão 1.8. Você pode fazer o download do código completo na área de download.

../../_images/nxblock.png

Instalação do NxBlock

NxBlock é basicamente uma extensão do Chrome. Você pode instala-lo a partir da loja Chrome Web Store. É possível, também, baixar do seguinte link.

https://chrome.google.com/webstore/detail/nxblock/gibapcjkdgdiamgdkbcpgaldogcoldgf

Política de filtro do NxBlock

NxBlock compartilha a política em Policy & Rule > Proxy Filtering com os outros agentes de filtro proxy. Ele sincorniza a política a cada 120 segundos.

Conexão com o NxFilter

Depois de instalar, você verá o NxBlock na área de extensões no painel de configurações do Chrome ou chrome://extensions. Abaixo do ícone do NxBlock tem o link opções.Ao clicar no link você verá a página de configuração do NxBlock. Você precisa definir os seguinte parâmetros:
  • Sever IP : O endereço IP do NxFilter.
  • Login Token : A chave token definida para o usuário no NxFilter.

Uma vez que esses parâmetros tenham sido configurados você pode testar a conectividade com o servidor NxFilter clicando no botão Test. E então clique em Save e abra novamente o Chome para receber a nova configuração.

Protegendo a configuração com senha

Você pode ocultar a área de configuração do NxBlock de seus usuários através de uma senha de autenticação.

Uma vez que tenha sido definida a senha e esta tenha sido ativada, os usuários serão impedidos de acessar a página de configuração do NxBlock e ‘chrome://extension’.

Nota

Você pode usar a senha de cliente do NxFilter para acessar a configuração do NxBlock uma vez que ele tenha se conectado ao servidor.

Identificação do usuário

Para identificar os usuários são usados o token e a conta do Google. Suponhamos que tenha sido criado um usuário com o nome estudante no NxFilter e foram configurados 10 NxBlock com o mesmo token desde usuário. Se nenhum dos usuários se autenticarem no Chrome ( na autenticação do Google ) eles aparecerão nos registros do NxFilter como estudante porém se um deles se autenticar no Chrome usando zedosanzois@gmail.com - por exemplo - então ele/ela aparecerá como estudante_zedosanzois no log do NxFilter.

Configuração centralizada para instalação em massa

Ao fazer uma instalação em massa do NxBlock o problema é que você não terá interesse em configurar os parâmetros necessários um a um. Se você usar somente o agente SSO em sua rede local poderia até ser bom sem os parâmetros de conexão, mas se você deseja usá-lo como filtro remote você precisa definir esses parâmetros.

Para resolver esse problema, nós temos uma alternativa, uma forma de configurar esses valores de modo centralizado. Nós usamos uma pagina web e a função de página de inicialização do Chrome para isto.

Falando de forma objetiva, você irá criar uma página web contendo os valores de configuração e então fazer com que está página seja a página inicial do Chrome. Então toda vez que seus usuários abrirem seus browsers eles serão configurados com estes valores.

Ao criar a página web você adicione a meta tag descrita a seguir

<meta name='nxblock' content='192.168.0.100:HW00IYKW:1'>

Há 3 parâmetros separados por vírgulas. O primeiro é o IP do servidor NxFilter e o segundo é o token de login e o último é sobre bloquear ou não o acesso a página de configuração de extensão do Chrome.

No lado do Google Admin - para configurar a página inicial,

  1. No dashboard, vá em Gerenciamento de Dispositivo > Chrome > Configurações do Usuário
  2. Selecione a unidade organizacional onde serão aplicadas as configurações.
  3. Localize Páginas para carregar na inicialização.
  4. Insira a URL para página web que contém a tag de configuração do NxBlock.
  5. Clique em Salvar alterações.