GUI - DNS

NxFilter é basicamente um servidor DNS com a habilidade de aplicar filtros. Estes são os parâmetros relacionados a configuração do Serviço DNS.

DNS > Setup > DNS Setup

Upstream DNS server

NxFilter funciona como um servidor de encaminhamento DNS. É obrigatório ter ao menos um servidor de Upstream DNS para o NxFilter.

Upstream DNS Query Timeout

Timeout para uma consulta DNS retornar do seu servidor Upstream DNS.

Upstream DNS Load Balance

Opção para ativar balanceamento de carga entre seus servidores de upstream DNS.

Max Client Cache TTL

O TTL pode ser modificado para uma resposta de registro DNS a partir do NxFilter. Se for definido o valor ‘60’ o NxFilter modificará o cache TTL para ‘60’ caso ele seja superior a esse valor.

  • 0 - Ignorará o valor TTL enviado pelo servidor Upstream
  • 60 - Ignora somente se o valor for inferior a ‘60’, caso seja superior força com que o mesmo seja ‘60’

A ideia principal dessa funcionalidade é minimizar os efeitos causados pelo cache dns do cliente. Em todo caso se no seu ambiente houver mais de 1.000 usuários é interessante desligar essa funcionalidade de alteração do TTL para obter melhor performance.

Response Cache Size

NxFilter tem seu próprio cache DNS, que é alimentado a partir do servidor Upstream. Geralmente, quanto maior o cache melhor a performance.

Nota

Atualmente o NxFilter comporta 200.000 registros e é suficiente para a maioria dos ambientes.

Use Persistent Cache

O NxFilter mantém 1 milhão de registros DNS em seu próprio banco. Tendo um cache constante você não perderá acesso aos domínios acessados na sua rede, mesmo que os servidores DNS da sua região caiam. Seus usuários terão acesso sem problemas.

Minimal Responses

É possível enviar somente os registros ‘Answer’ em uma resposta DNS do NxFilter e ignorar seções como ‘Additional’ e ‘Autority’, reduzindo assim o tamanho do pacote a ser retornando e melhorando a performance.

DNS > Setup > Local DNS

Local DNS Server

Quando já um servidor DNS para resolver os endereços do domínio interno/local insira o ip dele nessa área. Você pode inserir múltiplos servidores DNS separando-os por ‘,’ visando redundância.

Local Domain
Quando existe um domínio o qual você deseja fazer o foward para seu servidor DNS local adicione o mesmo nesse campo. É possível adicionar multimpos domínios separando-os por ‘,’.

Aviso

Não use ‘*’ ou qualquer outro caracter especial para um domínio local

Local DNS Query Timeout

Timeout para uma consulta DNS feita no seu servidor de DNS local.

Upstream DNS Load Balance

Habilitar o balanceamento de carga para seus servidores de DNS locais.

Use Local DNS
Ativa o uso de DNS Local.

Nota

Se você configurar um servidor DNS local para seu domínio local, todas as consultas DNS para seu domínio local serão direcionadas sem regras não tendo autenticação, filtro e registros dessas consultas.

DNS > Setup > Dynamic DNS

NxFilter suporta o serviço de DNS dinâmico. Para saber como leia,’Servidor DNS Dinâmico’ nesse mesmo tutorial.

DNS > Setup > Misc

Drop Hostname Without Domain

Útil para ambientes que usem NxFilter ou NxCloud nas nuvens e que não necessita resolver hostnames.

Drop PTR For Private IP

Descarta consultas para endereços IP privados. Indicado para ambientes que rodem o NxFilter em nuvem.

DNS > Zone File

Quando você usa NXFilter como um servidor DNS autoritativo você pode precisar configurar um arquivo de Zona. É utilizado o mesmo padrão usado em arquivos de zona do serviço BIND. Para saber mais sobre servidores de DNS Autoritativos, acesse nesse tutorial.

DNS > Redirection

Redirecionamento Domínio para IP ou domínio para domínio é possivel de ser feito com NxFilter. Ele funciona como um registro DNS alterado.

DNS > Zone Transfer

Em algumas situações pode ser necessário importar uma zona DNS a partir de outro servidor DNS. Ao ser configurada uma zona para transferência, o NxFilter importa a mesma constantemente usando o protocolo IXFR.