GUI - Estrutura de diretórios e padronização dos nomes

A camada GUI do NxOEM foi desenhada de modo a facilitar sua personalização. É uma parte completamente separada do Core principal. E segue uma padronização, que a faz ser correspondente a estrutura de menus, facilitando localizar os arquivos desejados.

Por exemplo: se você quer modificar ‘’Policy & Rule > Free Time’‘, no menu do NxOEM, o arquivo a ser modificado será ‘’/nxfilter/webapps/policy,free_time.jsp’‘.

Nota

No NxCloud há um menu especifico para o operador. Se haverá um JSP específico para o menu do operador então ele deve ter o prefixo ‘’zop’‘.
ex) zop,policy,free_time.jsp

Estrutura de diretórios da aplicação web

Todos os arquivos JSP ficam em ‘’/nxfilter/webapps’’ e não é usado nenhum sub-diretório para armazenar páginas JSP, isso para simplificar e facilitar o entendimento. Tudo que é necessário está no diretório ‘’/nxfilter/webapps’‘.

Segue a seguinte estrutura dentro do diretório ‘’/nxfilter’‘:

Diretório Função
webapps/error

Páginas de erro para os códigos HTTP.

Um código de erro específico defina em ‘’/webapps/WEB-INF/web.xml’‘

webapps/example Páginas de exemplo para customizar o módulo de login
webapps/img Imagens para as páginas web
webapps/include Arquivos JSP comuns a outras páginas, que pode ser incluídas em outros arquivos JSP.
webapps/lib Contém arquivos CSS e Javascript
webapps/WEB-INF Necessário para o servidor WEB Tomcat embutido

Aviso

  • Os erros HTTP 400 são usados para um propósito especial. Você não pode definir nenhuma página para o código de erro HTTP 400.
  • O arquivo ‘/include/lib.jsp’ é uma biblioteca compartilhada por todos os arquivos JSP. Ele tem algumas funções, iniciliza todo o código e verifica a autenticação também.
  • Não incluímos diretamente o arquivo ‘/include/lib.jsp’. Ele é executado quando nós incluímos o arquivo ‘/include/top.jsp’

Separando a GUI personalizada em outro diretório

Quando a GUI é personalizada, não é uma boa ideia modificar os arquivos originais. Você pode mantê-las para usar como referência e criar outro diretório dentro do /nxfilter e copiar todos os arquivos que estão dentro de ‘’/nxfilter/webapps’ para o novo diretório e então modificar esses arquivos que foram copiados. Para facilitar mais ainda, NxOEM permite que se defina o parâmetro ‘’www_dir’’ em ‘/nxfilter/conf/cfg.properties.

Se por exemplo você armazenou sua GUI personalizada em ‘’/nxfilter/myweb’’ e quer usá-la como a raiz do servidor web do NxOEM, você irá adicionar a seguinte linha no arquivo cfg.properties.

www_dir = myweb

Então reinicie o NxOEM.